8 benefícios de caminhar um bocadinho, todos os dias

Se queres começar a praticar desporto ou se o ginásio simplesmente não é um lugar para ti, talvez queiras conhecer todos os benefícios associados ao simples gesto de caminhar. Esta atividade aparentemente tão básica, que podes realizar a qualquer hora do dia e que dificilmente exige esforço, oferece um grande número de vantagens que te ajudarão a manter-te em forma e a levar uma vida saudável. Sabes quanto a Organização Mundial da Saúde recomenda caminhar por dia? Coloca as caminhadas diárias entre os teus propósitos para 2020!

beneficios caminhar

Que benefícios obténs ao caminhar diariamente?

Dar um passeio a pé é uma das práticas mais saudáveis que tens ao teu alcance e, o melhor de tudo, é que é uma atividade adequada para todas as idades. Mas, ainda assim, é recomendável que o faças com precaução e usando um equipamento adequado. Portanto, não comeces a andar antes de adquirir umas boas sapatilhas e leggings confortáveis, que não limitem a tua capacidade de movimento.

Certamente não te faltam motivos para adicionar este hábito à tua rotina diária. Mas, por via das dúvidas, neste artigo vamos explicar-te quais os 8 principais benefícios associados à caminhada.

1. Ajuda a perder peso

Se queres perder peso, caminhar é uma ótima maneira de começar. Tem em conta que só começas a queimar gordura após 20 minutos de caminhada a um ritmo moderado. Por isso, o ideal é que cada sessão dure pelo menos 40 minutos.

2. Tonifica os músculos

Além de ajudar a eliminar os depósitos de gordura no corpo, um dos benefícios mais interessantes da caminhada é que ajuda a tonificar o abdómen, pernas e nádegas. Como podes ver, é uma atividade muito completa.

3. Estimula a circulação

A prática da caminhada favorece a circulação sanguínea, pelo que as extremidades inferiores do corpo estarão bem cuidadas e irrigadas. É, por isso, ideal para evitar problemas como as varizes, por exemplo, entre outros inconvenientes relacionados com a má circulação.

4. Ajuda a dormir melhor

Se sofres de insónia, deves saber que dar um passeio é um bom método para adormecer completamente rendido nos braços de Morfeu. Tratando-se de um exercício moderadamente intenso, conduz a um estado de relaxamento que resulta em melhor sono durante a noite.

5. Melhora o humor

Dar um passeio a pé faz-nos sentir melhor, dado que contribui para a produção de endorfinas, também conhecidas como hormonas da felicidade. Ao mesmo tempo, reduz os níveis de stress.

6. Fortalece os ossos

Os ossos são outros dos grandes beneficiários desta prática. Caminhar diariamente fortalece a estrutura óssea, sendo por isso um exercício ideal para a terceira idade.

7. Favorece a memória

Também há benefícios relacionados com a caminhada que não são estritamente físicos. Esta disciplina é excelente para o cérebro, pois melhora as funções cognitivas, em geral. Entre outros aspetos, favorece a memória e a concentração.

8. Ajuda a prevenir a diabetes

Caminhar diariamente reduz o nível de açúcar no corpo e, portanto, o risco de diabetes. Já se sabe que as pessoas que não praticam nenhum tipo de desporto têm maior probabilidade de sofrer desta doença, precisamente porque não queimam o açúcar ingerido.

Quanto tempo deverias andar por dia para estar em forma?

A OMS é bastante clara a esse respeito. Para manter uma boa forma física, o ideal é caminhar no mínimo 150 minutos por semana, com uma intensidade moderada. Caso se deseje obter maiores benefícios, esse tempo deverá ser multiplicado por dois, ou seja, andar a pé cerca de 300 minutos por semana, o que daria um total de 50 minutos por dia, distribuídos em seis sessões semanais.

Existe uma teoria bastante expandida que diz que devemos dar pelo menos 10.000 passos por dia. E se esse número no início pode parecer um bocadinho assustador, perde parte do seu impacto quando vemos que uma pessoa sedentária, que não realiza nenhuma atividade física, dá cerca de 3.000 ou 4.000 passos por dia.

Afinal de contas, és tu quem deve descobrir qual é a receita mágica que se aplica ao teu caso particular. O que está claro é que os benefícios de caminhar são numerosos. Portanto, encontra todo o equipamento necessário no site da Décimas e começa a caminhar já a partir de amanhã!

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