Dicas para começar a praticar desporto, sem ficar pelo caminho

É possível que praticar desporto seja uma das tuas resoluções para o Ano Novo. E também é provável que tenhas feito esta promessa depois de uma época muito sedentária. Se esse é o caso, dar o primeiro passo no mundo do desporto pode ser um bocadinho assustador. Mas não te preocupes! Com a roupa desportiva da Décimas adequada e uma boa dose de paciência, a prática regular de exercício vai converter-se apenas num hábito mais do teu dia a dia. A grande vantagem é que se trata de um dos hábitos mais saudáveis que podes introduzir na tua vida. Neste artigo damos-te alguns conselhos para começar da melhor forma esta nova etapa.

Començar a practicar desporto

Primeiro aspeto a ter em conta: autoanálise

Antes de selecionar uma determinada rotina para começar a praticar exercício físico, é fundamental que analises em que situação te encontras. E o mais provável é que te identifiques com um dos seguintes cenários:

Nunca praticaste desporto

Constantemente ouvimos dizer que o desporto é sinónimo de saúde, e este é um aspeto essencial nas nossas vidas. Mas, apesar das repetições, talvez ainda não tenhas conseguido assimilar esse mantra… Até agora. Nunca é tarde para começar, embora todos os começos sejam difíceis. Portanto, o mais importante nesta primeira etapa é não desanimar frente ao primeiro obstáculo. Pensa que as dores musculares, o suor e o cansaço vão começar a fazer parte do teu dia a dia. O truque está em identificar a disciplina que mais te agrada, para que tenhas uma vontade real de praticar esse desporto e não o vejas como uma obrigação. Zumba, pilates, spinning, yoga, dança ou caminhada… Experimenta diversas modalidades até encontrar a que mais te entusiasma!

Não praticas desporto há algum tempo e queres recomeçar

Possivelmente estás entre os que há alguns anos conseguiam encontrar tempo para praticar desporto. Mas, por algum motivo, as coisas ficaram complicadas e foste deixando de lado a atividade física. E agora estás decidido a recuperá-la! Certamente ainda te lembras de como te sentias bem depois de fazer exercício e como cada esforço era devidamente recompensado. Ter em mente esses momentos e sensações vai ajudar-te a regressar ao desporto com mais força. Mas é importante que comeces a treinar de forma progressiva e com uma intensidade mais reduzida do que a que tinhas anteriormente, até conquistar uma determinada forma física. Caminha, corre e realiza exercícios de fortalecimento para poder chegar ao ponto onde tinhas parado.

4 truques para começar a praticar desporto se és um principiante

Chegou o momento da verdade! O mais difícil quando se começa a praticar exercício é sempre dar o primeiro passo. Portanto, se já estás decidido a começar, tudo vai ser mais simples a partir de agora. Para facilitar ainda mais a introdução deste novo hábito na tua vida, recomendamos que tomes nota destas 4 dicas e que as ponhas em prática!

1. Define um objetivo realista

É normal que no início a prática de desporto represente um grande esforço para ti, como se estivesses a subir uma colina muito inclinada. Portanto, é melhor definir uma meta realista e facilmente alcançável para começar. Por exemplo, faz uma caminhada, corre durante 20 minutos depois do trabalho ou dá uma volta em bicicleta. Podes começar com sessões de 30 minutos, dois ou três dias por semana.

2. Escolhe uma atividade ou exercício simples

A melhor forma de garantir que não abandonas um desporto ao primeiro obstáculo ou dificuldade, é assistir a uma aula que te motive. Atividades como Pilates ou Zumba, caso te chamem a atenção, são excelentes ideias para começar. Além disso, é recomendável que o centro desportivo esteja perto da tua casa, porque se tiveres que conduzir ou apanhar o metro, provavelmente acabarás por ceder à preguiça. Quanto mais perto, melhor!

3. Decide qual é o teu objetivo e luta por ele

No momento de começar a praticar um desporto, também é importante definir um objetivo, que pode ser perder peso ou apenas manter-te em forma. Dependendo da meta que tenhas estabelecido, deves optar por um exercício ou outro. Se queres perder peso, o ideal será combinar desportos aeróbicos com exercícios de força, enquanto que se o teu objetivo é ficar em forma, a corrida ou o CrossFit são boas opções.

4. Recompensa-te pelo esforço realizado

Para terminar, também é importante mimar-se um pouco! Praticar desporto depois de uma época prolongada com um estilo de vida sedentário não é fácil. Pelo que deves valorizar esse esforço! Dá-te uma pequena recompensa saudável que te ajude a manter esse hábito, como comprar roupa desportiva nova.

No catálogo da Décimas encontrarás uma grande diversidade de propostas, tanto de roupa desportiva para homem como de roupa desportiva para mulher, ideais para garantir o teu conforto e comodidade durante a prática de desporto. De que estás à espera para começar?

Be Sociable, Share!

This post is also available in: Espanhol Francês

Leave a Comment