Como dar os primeiros passos no yoga: tudo o que precisas de saber

O yoga é uma disciplina que promete ajudar-te a alcançar o tão desejado equilíbrio entre corpo e mente. Esta modalidade desportiva está associada a um grande número de benefícios, pelo que cada vez mais pessoas estão a aderir a esta prática milenar no mundo inteiro. Independentemente da tua idade ou condição física, podes ter a certeza de que este é um caminho acertado para ti.

Por isso, neste artigo queremos oferecer-te algumas noções básicas sobre como dar os primeiros passos no mundo do yoga. O principal aspeto a ter em conta é que tenhas vontade de aprender. O resto já irá surgindo com a prática!

Como dar os primeiros passos no yoga

Tipos de yoga e os benefícios associados a cada um

Na hora de dar o primeiro passo nesta prática, é fundamental que escolhas o tipo de yoga mais conveniente para ti. Não sabes o que isto significa? Nunca ouviste falar nos diferentes estilos de yoga? Neste artigo vamos dar-te a conhecer os mais importantes e quais os principais benefícios associados a cada um.

Hatha

Poderíamos dizer que o Hatha yoga é a versão mais clássica desta modalidade. Digamos que é a base que deu origem aos restantes estilos. Nesta primeira classificação, encontramos asanas (posturas) com diferentes técnicas de meditação e respiração. É ideal para principiantes.

Raja

Para os que ainda não sabem bem como iniciar-se na prática de yoga, o estilo Raja pode ser uma possibilidade interessante para começar. Devido à importância atribuída à meditação e ao trabalho da mente nesta modalidade, é geralmente designada como yoga mental. Promove a concentração, a introspeção e o controlo da respiração.

Bikram

Imaginas como será praticar yoga a uma temperatura ambiente de 40ºC e com altos níveis de humidade? É disso que trata o Bikram yoga, uma disciplina que certamente representará um verdadeiro desafio para ti. Entre os seus benefícios, destacamos que é uma prática que ajuda a perder peso e a eliminar toxinas. Mas, devido às condições especiais que são necessárias para a sua execução, deve ser praticado em centros especializados.

Aéreo

Uma das modalidades mais chamativas (pelo menos visualmente) é o yoga aéreo. Neste caso, os praticantes realizam as distintas posturas no ar, suspensos em tecidos, por exemplo. Se o teu objetivo é perder peso e tonificar o corpo com o yoga, esta pode ser a opção ideal para ti.

Vinyasa

Por último, não podemos deixar de fazer referência ao yoga Vinyasa, que está relacionado com a fluidez de movimento. Porque isso é precisamente o que vais encontrar numa aula deste estilo de yoga: movimentos e posturas rápidas. Na realidade, este é um exercício cardio muito completo.

Como deves preparar-te para a primeira aula?

Especialmente se estás a dar os primeiros passos nesta prática, é aconselhável ir a um centro especializado em yoga. É a forma mais segura de começar com esta atividade física, sem quaisquer riscos nem lesões. Não te esqueças de que o yoga requer um certo conhecimento das diferentes posturas e o domínio da respiração, pelo que é sempre melhor ter um guia ao teu lado.

E como enfrentar-se à primeira aula? Tomas nota destes conselhos:

  • Usa um equipamento adequado. A roupa ideal para a prática de yoga deve ser confortável. Seleciona um conjunto que te permita uma mobilidade absoluta, independentemente da dificuldade da postura. Entre as peças de roupa mais recomendáveis para dar liberdade aos nossos movimentos, estão as leggings e as camisolas confortáveis.
  • Escolhe um bom tapete. Na aula de yoga deves estar descalço, sobre um tapete específico. Este deve ser antiderrapante e com uma espessura de 4 ou 6 mm. Tu escolhes.
  • Observa o teu instrutor. Especialmente nas primeiras aulas, é essencial que observes cuidadosamente como o teu instrutor executa cada postura. Assim poderás tentar imitá-la da melhor maneira possível. Observa primeiro e repete depois.
  • Não sejas muito exigente. No início, talvez não consigas acompanhar a aula do princípio ao fim. Isto é absolutamente normal, porque certamente vais trabalhar músculos que nem sequer sabias que existiam. Não te esforces em excesso e exercita também a paciência.

Começar a praticar yoga é uma questão de vontade! Em primeiro lugar, assegura-te de conseguir o vestuário ideal para desfrutar de uma total liberdade de movimentos. Na Décimas, sem dúvida, encontrarás a roupa desportiva que procuras para dar início à tua prática!

Be Sociable, Share!

This post is also available in: Espanhol Francês

Leave a Comment