Quais são os melhores desportos para crianças?

As crianças e o desporto deveriam ser amigos inseparáveis. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), mais de 40 milhões de crianças no mundo inteiro sofrem de sobrepeso. Para remediar esta situação, não há melhor solução que a prática regular de exercício físico e uma alimentação adequada. Mas quais são os melhores desportos para crianças, tendo em conta a idade de cada um? Neste artigo vamos tentar responder a essa pergunta, e deixar-te algumas dicas para que o exercício se torne um hobby, e não uma obrigação, para os mais pequenos.

melhores desportos para crianças

6 desportos com grandes benefícios para as crianças

No momento de escolher o desporto apropriado para os mais pequenos lá de casa, é necessário ter em consideração vários aspetos. Em primeiro lugar, será necessário avaliar a idade da criança. E, em segundo lugar, quais são os benefícios associados à prática de cada modalidade. Considerando esses critérios, estes seriam os 6 desportos mais completos para crianças:

Natação (de 3 a 5 anos)

A natação é um dos desportos com mais benefícios, não apenas para as crianças, mas também para os adultos. É uma prática ideal para que os mais pequenos se iniciem no maravilhoso mundo aquático e aprendam cada uma das técnicas, melhorando capacidades como a resistência e a coordenação.

Artes marciais (a partir dos 4 anos)

Entre os 5 e 7 anos de idade, pode ser uma boa ideia inscrever a criança num desporto individual, como o judo, karaté ou taekwondo. Estas atividades podem ser iniciadas em tenra idade, e são perfeitas para melhorar a coordenação de movimentos.

Ténis (de 4 a 6 anos)

A partir dos 4 anos é um bom momento para que a criança dê os primeiros passos num desporto como o ténis, responsável por favorecer especialmente a coordenação entre olhos e mãos, além do controlo da potência aplicada a cada movimento.

Basquetebol (a partir dos 7 anos)

O basquetebol é um bom exemplo de desporto de equipa ideal para começar a partir dos 7 anos. A coordenação é uma das capacidades trabalhadas nesta modalidade, mas não é a única. Também se melhora a agilidade e outras habilidades motoras, para além de promover a cooperação entre os companheiros de jogo.

Futebol (a partir dos 7 anos)

O futebol é outra das modalidades favoritas das crianças de 7 ou 8 anos. O desporto rei é frequentemente associado aos jogadores mais famosos, e praticamente qualquer criança sonha em vir a ser como eles algum dia. Mas, além de ser muito popular entre os mais pequenos, também é uma atividade extremamente benéfica, pois favorece a resistência aeróbica, a visão periférica e a velocidade.

Atletismo (a partir dos 8 anos)

Para crianças um pouco mais velhas, com idades próximas à pré-adolescência, o atletismo pode ser uma excelente opção. Este desporto não só aumenta a resistência das crianças. Também melhora o desenvolvimento físico e favorece o desejo de superação.

Quantas vezes por semana é recomendável que as crianças pratiquem desporto?

Segundo a OMS, as crianças devem dedicar pelo menos 60 minutos por dia à prática do seu desporto favorito, independentemente de qual seja. O ideal é que se trate de uma atividade essencialmente aeróbica, com o objetivo de favorecer o desenvolvimento físico.

Evidentemente, não devem ser postas de lado as atividades destinadas a fortalecer os músculos e ossos, que devem constar na rotina desportiva de qualquer criança, com uma regularidade não inferior a três vezes por semana.

Mas, para cumprir com essas diretrizes, é essencial que a criança realmente goste do desporto escolhido. Por isso, é fundamental avaliar quais são as suas habilidades e pontos fortes e, claro, também as suas fraquezas ou medos. É importante ter em conta que algumas crianças podem preferir uma atividade individual, enquanto que outras acham mais divertido jogar em equipa. O fator mais importante para que gostem de praticar exercício físico é que se sintam confortáveis com ele.

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