5 pequenos-almoços saudáveis para começar o dia com energia

Se decidiste adotar um estilo de vida saudável e estás a incorporar cada vez mais o desporto à tua rotina, certamente já sabes que este processo deve ser inevitavelmente acompanhado por uma boa alimentação. E tudo começa com o pequeno-almoço! Para que possas começar o dia com energia e com a motivação necessária para enfrentar todas as obrigações do dia a dia, neste artigo damos-te algumas ideias de pequenos-almoços fitness, tão deliciosos quanto saudáveis!

pequenos-almoços saudáveis

Que ingredientes básicos deve conter um pequeno-almoço saudável?

Um pequeno-almoço saudável é sinónimo de refeição equilibrada. Por um lado, deve ser energético, para que possas enfrentar com vitalidade o dia que tens pela frente. E, por outro lado, deve ser benéfico para a tua saúde. Vejamos que ingredientes não podem faltar num pequeno-almoço que te mantenha motivado todo o dia:

Fruta: a fruta deve estar sempre presente na primeira refeição do dia, pois é uma fonte natural de vitaminas. Sempre que possível, o pequeno-almoço deve conter pelo menos duas peças inteiras de fruta, que podem ser um kiwi, morangos, uma maçã ou uma banana, entre outras opções.

Fibra: a fibra é outro elemento essencial, e está incluída em alimentos como a aveia, a granola, o pão integral ou nos cereais. Além de ter uma função saciante, também contribui para estimular o intestino.

Proteínas: principalmente se o teu objetivo no ginásio é ganhar músculo, as proteínas devem ser uma parte essencial de qualquer pequeno-almoço saudável. Estas contribuem para um melhor desempenho no ginásio e favorecem a recuperação dos músculos depois do treino. Poderás encontrá-las em alimentos como ovos, iogurte ou presunto.

Gorduras boas: diz sim às gorduras, mas apenas às saudáveis!

5 propostas de pequenos-almoços saudáveis

Agora que sabemos quais são os ingredientes-chave para um pequeno-almoço saudável, chegou o momento de passar à ação! Aqui estão 5 propostas muito simples, que poderás preparar num abrir e fechar de olhos:

1. Papas de aveia

Um dos pequenos-almoços mais nutritivos está incluído nesta receita, na qual a aveia é a protagonista. Preparar papas de aveia (também conhecidas como porridge), é tão fácil como aquecer um pouco de leite com a aveia ao lume. Mexe bem e deixa a mistura repousar até que comece a engrossar. Para servir, adiciona frutas picadas, como pedaços de banana ou morangos. Também podes adicionar frutos secos, como amêndoas, ou acrescentar um toque de cacau puro desengordurado.

2. Torrada de trigo integral com azeite e tomate

Outra ideia a considerar para o teu próximo pequeno-almoço saudável é apostar em torradas, mas com pão integral. Adiciona um pouco de azeite extra-virgem, tomates esmagados e, se quiseres, algumas fatias de presunto. Acompanha as torradas com duas peças de fruta e chá ou café, dependendo do teu gosto.

3. Ovos mexidos com abacate

Se precisares de uma proposta de pequeno-almoço rico em proteínas, toma nota desta proposta: prepara alguns ovos mexidos e adiciona ao prato um abacate cortado em fatias e também algumas rodelas de tomate. Tu decides se os queres comer em cima 1de uma torrada de trigo integral ou não.

4. Iogurte com cereais

Eis outra sugestão a ter em conta para um pequeno-almoço muito completo e nutritivo. Mistura numa tigela um iogurte natural sem açúcar, cereais, rodelas de banana e frutos secos. Depois podes acrescentar canela e alguns frutos do bosque, como amoras, mirtilos ou framboesas. Se preferires, substitui os cereais por flocos de aveia.

5. Panquecas de aveia e banana

Um pequeno-almoço saudável que também é muito saboroso são as panquecas de aveia e banana. É uma refeição ideal para atletas, pois é rica em proteínas, hidratos de carbono e vitaminas. Para as preparar, junta numa tigela uma banana, um ovo, 15 gr. de flocos de aveia, uma colher de leite e uma pitada de sal. Mistura tudo com a batedeira e, quando a mistura estiver homogénea, coloca a massa numa frigideira até que a panqueca fique dourada. Serve-as com mel e framboesas.

Começa o dia com o pé direito! Agora só precisas de encontrar o vestuário ideal na Décimas, tanto se estás à procura de roupa desportiva para mulher como de roupa desportiva para homem, para dar o máximo de ti no ginásio! Aqui encontrarás tudo o que precisas, desde sapatos de ginástica a fatos de treino, leggings ou camisolas.

Be Sociable, Share!

This post is also available in: Espanhol Francês

Leave a Comment