Primeiro dia de ginásio? Eis o que precisas de saber

Janeiro é considerado o mês das boas intenções. Uma delas, que se repete todos os anos, tem a ver com a inscrição no ginásio. Depois de todos os excessos cometidos durante as festas natalícias, impõe-se a prática de exercício físico e recuperar a boa forma. Se estás nessa situação e, além disso, não pisas uma dessas salas há muito tempo, talvez o primeiro dia de ginásio te preocupe um pouco. Como preparar-se para esse momento? Neste artigo indicamos-te tudo o que precisas de saber para que este seja apenas o início de uma longa amizade com o mundo do desporto.

Primeiro dia de ginásio

Aspetos básicos a ter em conta no primeiro dia de ginásio

Pensavas que este momento não ia chegar nunca. Mas aqui estás, junto à porta do ginásio. Se nunca entraste em nenhum, provavelmente nem sabes como deves vestir-te. Mas não te preocupes! É normal. Nos próximos parágrafos falaremos sobre o equipamento básico para o teu primeiro dia de ginásio e para as seguintes sessões. Com o passar do tempo, certamente as tuas necessidades irão mudando. Mas isso já o irás vendo com a prática.

Roupa desportiva

A primeira coisa na qual deves pensar é na roupa desportiva que vais usar. A boa notícia é que estás no lugar certo! Se és um homem, podes começar a tua nova rotina desportiva com umas calças de fato de treino e uma camisola de manga curta, 100% de algodão. Se és uma mulher, então certamente já sabes que as leggings são muito populares. Escolhe uma camisola sem mangas com a qual te sintas confortável e um top desportivo que te ofereça o suporte ideal para cada movimento. Quanto às sapatilhas, será melhor optar por um modelo que ofereça um bom equilíbrio entre aderência e flexibilidade.

Toalha

Nunca te esqueças de levar uma toalha pequena para o ginásio, dado que será muito útil para secar o suor ou para colocar nas máquinas de treino, sempre que precises de te deitar ou sentar sobre um destes aparelhos. A higiene é vital neste tipo de espaços.

Garrafa de água

A hidratação é fundamental quando praticas desporto. Portanto, deves ter sempre uma garrafa de água à mão, para beber durante os intervalos entre as distintas séries de exercícios. E claro, será muito melhor se for reutilizável e produzida com um material que não inclua bisfenol A.

5 conselhos para o teu primeiro dia de ginásio

É normal que no teu primeiro dia de ginásio não saibas por onde começar. Por isso, aqui te deixamos 5 conselhos que, certamente, qualquer desportista gostaria de ter recebido quando se encontrava na mesma situação.

1. Decide qual é o teu objetivo

Certamente decidiste inscrever-te no ginásio por um motivo concreto. Queres perder peso, aumentar a massa muscular, reduzir o nível de stress? Dependendo do teu objetivo principal, deverás colocar mais ênfase nas atividades cardiovasculares ou musculares.

2. Pede ajuda a um profissional

Não é recomendável treinar sozinho, especialmente se nunca tinhas pisado um ginásio antes. Consulta um especialista e diz-lhe que objetivo queres alcançar. Com base nessa informação, ele elaborará um plano de treino personalizado, para que saibas exatamente o que fazer em cada sessão.

3. Tem paciência

Para que o primeiro dia de ginásio não seja o último, a palavra-chave é a paciência. É possível que concluir cada série de exercícios represente um grande esforço para ti e que acabes completamente exausto. Mas já verás que isso só acontecerá no princípio. O facto de levantar mais peso não significa necessariamente que vais chegar ao teu objetivo antes. O essencial é que domines a técnica primeiro.

4. Deves ser constante

Tenta não perder o hábito de ir ao ginásio e faz um esforço por ser constante. Se definiste o objetivo de ir três dias por semana, tenta cumprir com esse propósito. A constância é a melhor fórmula a aplicar para que o esforço se traduza em resultados. Segue o plano de treino que te deram de forma rigorosa, e não te esqueças que é muito importante trabalhar todos os grupos musculares, e não apenas alguns.

5. Cuida a alimentação

Por último, agora que já vais ao ginásio regularmente, é importante que comeces a preocupar-te também com a alimentação. Adota uma dieta mais saudável, para que o esforço não seja em vão e que os resultados não demorem a chegar.

O teu primeiro dia de ginásio está a chegar? Veste-te a rigor com a Décimas e segue as nossas dicas para que 2020 seja um ano repleto de desporto.

Be Sociable, Share!

This post is also available in: Espanhol Francês

Leave a Comment